REGISTE O PASSADO, EQUILIBRE O PRESENTE E VEJA O FUTURO!

Alertas no seu telefone que já irritam ao fim de um dia ou dois, inúmeros post-its na sua secretária…. Não é fácil manter-se organizada assim como calma e equilibrada. E se tudo o que precisasse de se lembrar coubesse numa agenda? Bem, é essa a promessa do “bullet journal”. Mais do que uma tendência de organização, permite-lhe enriquecer a sua vida e concentrar-se naquilo que realmente importa.



Bullet journal

Organizar tudo em cinco minutos

Uma mistura entre um diário, uma lista de tarefas e um organizador, o “bullet journal” (uma espécie de diário em tópicos) pode parecer muito complexo no começo mas não tema: pode ser organizado em apenas alguns minutos. O primeiro passo +é o índice: uma descrição simples da página e o número correspondente da página. Irá preenchê-lo à medida que o tempo passa. Em seguida defina o seu registo mensal. Escreva o mês em que está no topo da página, e depois liste todos os dias e escreva os eventos a não esquecer ao lado dos mesmos. Por fim, o registo diário. É esta a verdadeira essência do “bullet journal”. Liste coisas práticas, como consultas, mas também eventos pessoais. Para simplificar o processo, crie “significantes”; um quadrado para uma tarefa, um círculo para factos a não esquecer…

Simplifique

Tudo o que precisa de saber para um “bullet journal” eficaz é simplificá-lo. Pode registar qualquer coisa neste diário: reuniões importantes, listas de tarefas, lembretes de aniversários… mas pode ser expandido para qualquer coisa que queira manter registo: copos de água a beber diariamente, exfoliações faciais semanais a não esquecer… É esta a beleza do “bullet journal”: pode fazer o que quiser com ele. Mas não tente escrever tudo ou todas as informações e notas irão rapidamente assoberbá-la, tornando o diário numa confusão. O mesmo se passa com a parte estética. Os gurus da organização podem postar no Instagram imagens lindíssimas dos seus diários decorados, mas isso não significa que o seu diário tenha que parecer igual. Listas simples e notas escrevinhadas servem perfeitamente!

Enriqueça o presente

Um “bullet journal” não é apenas útil para organizar o seu futuro: também a ajuda a recuperar a concentração no presente e estar grata por isso. Porque não fazer um registo diário de todas as pequenas coisas que a fizeram feliz nesse dia? Ou escrever uma lista de todas as boas ações que fez esta semana, e desafiar-se para fazer melhor na semana seguinte? Um “bullet journal” não é apenas uma agenda, pode também ser o seu diário secreto. E se algum dia se sentir frustrada, pode usá-lo para anotar tudo e encontrar conforto e positivismo. Uma lista de mantras inspiradores, filmes que a deixam bem-disposta, ou movimentos de ioga: as possibilidades são infinitas!

Existem tantos “bullet journals” existem como pessoas. A chave é não se comparar às outras pessoas. No final de contas, tudo se resume ao que a faz sentir equilibrada, cheia de energia e tranquila.